17 abril, 2007

Campus carnage


Uma parte significativa da população dos USA constitui, por si só, uma sociedade alienada, onde o consumismo, os valores materiais, a competitividade e a necessidade doentia de auto-afirmação, estão acima de quaisquer outros valores; uma sociedade super reprimida, baseada no medo e no culto da fachada... O famoso " american way of life" não passa de um conjunto de regras pré-estabelecidas para agir como uma forma de "controlo" sobre os cidadãos.
Culturalmente está impregnada, sobretudo, pela lavagem cerebral imposta por Hollywood e pela televisão, de matar, matar, matar… armas, armas, armas… É a banalização do desprezo pela vida. Tudo é violento: vilões, heróis, bandidos, polícia, jogos etc.
O porte de arma é um direito garantido pela constituição e é muito fácil comprar armas e munições sem quaisquer restrições. No Texas existe mesmo, uma lei de incentivo à compra de armas!!!
Aliás, o lobby das armas é poderosíssimo, ao ponto de influenciar a escolha de um presidente da República.
Como se isso não bastasse, a maior parte dos media serve fundamentalmente para duas coisas: eleger políticos como o Bush e amedrontar as pessoas.
De vez em quando experimenta o seu próprio veneno, mas não tem emenda porque a violência está-lhe nos genes.
A tudo isto acresce que, na realidade, muitos americanos, entre os quais os jovens que frequentam colégios e universidades, costumam fazer das minorias o objecto de todo o seu escárnio e xenofobia e as Instituições, de um modo geral, toleram essas atitudes, desde que elas venham de filhos de pais abastados e políticos influentes.
O Massacre de Virgínia Tech, não obstante ter sido, por acaso, perpetrado por um estrangeiro, é mais um episódio trágico, no quotidiano de um País acerca do qual, o escritor americano Mark Twain disse: Foi admirável terem descoberto a América, mas teria sido melhor ainda se tivessem passado ao lado.

Apostila: Há também a outra face desse grande País que são os Estados Unidos da América: a da ciência e do progresso tecnológico, a das artes e da solidariedade, mas essa não cabe neste post, porque merece respeito e admiração.

Etiquetas: