23 julho, 2007

Da saúde aqui ao lado


Uma pequena vilória, algures no interior de uma Espanha, mais ou menos, profunda. Um Centro de Saúde escancarado 24 horas por dia, como se esperasse pacientemente pela dor de ouvidos que decidiu compartilhar das minhas evasões.
Entrei, pela mão de um Amigo espanhol. Uma única utente esperava a sua vez, que chegou breve, um Administrativo que, curiosamente, sabia que um Português estava por ali e que, ao invés dos Espanhóis, tinha como principal apelido o paterno, e me disse com amabilidade:
Me gustam los Portugueses pero lejos están los tiempos en que nosotros dicíamos: Menos mal que nos queda Portugal.
Depois, nem houve tempo para retomar o livro "Portugal na Espanha Árabe", porque dois médicos descontraídos e uma enfermeira solicita me trataram da maleita, enquanto comentavam que em Portugal a medicina não está socializada.
Apenas balbuciei uma resposta envergonhada. Eu, que estava mesmo envergonhado pela sem-vergonha da política de saúde do governo do meu país, saí, agradecido por me terem devolvido os sons de uma Espanha cúmplice e fascinante, envolvidos num sorriso do tamanho da raia, enquanto me acompanhavam à porta.
Foto: Web

Etiquetas: