06 janeiro, 2008

O Governo nega

Em Portugal já só existem hoje 8% de analfabetos. Só ou ainda?
Ter entrado no 3º milénio, com um tão grande número de cidadãos incapazes de dominar as utensilagens básicas que são a leitura e a escrita, é uma realidade lastimável e uma mancha que marca de opróbrio um país que integra a UE.
Isto para não falar no nível de analfabetismo funcional, a iliteracia, de muitos outros portugueses, que nem sequer aflora os mais elementares instrumentos do conhecimento e que, de acordo com a OCDE, nos coloca na cauda de 41 países no que toca à leitura e compreensão de textos e no penúltimo lugar no ranking da iliteracia na Europa Comunitária.
Vem isto a propósito da notícia dada à estampa, segundo a qual o governo nega que os analfabetos não se possam naturalizar.
Seria só o que faltava; a não ser que, simultaneamente, despachassem para o exílio cerca um milhão de portugueses, com a Cartilha de João de Deus numa das mãos e a tabuada na outra, até que aprendessem a ler e a contar, para readquirir a nacionalidade.

Etiquetas:

4 Comentários:

Às 7 de janeiro de 2008 às 18:42 , Anonymous Anónimo disse...

Grave é o facto de que esse milhão de portugueses também iria integrar um grande número de políticos da nossa praça, de modo que haveria o risco do País se tornar ingovernável....

 
Às 7 de janeiro de 2008 às 22:49 , Blogger AJB - martelo disse...

repito o que afirmei algures, este governo deprime a inteligência.

 
Às 8 de janeiro de 2008 às 00:02 , Blogger Bic Laranja disse...

Um preciosismo esse anglicismo 'iliteracia'. Deve ser coisa de iletrados. Porque um iletrado, além de analfabeto também é um ignorante.
E para governos eleiçoeiros, quanto piores eleitores, melhor.
Cumpts.

 
Às 8 de janeiro de 2008 às 19:37 , Blogger jrd disse...

Meu caro Bic Laranja,
É capaz de ter razão, mas anglicismos é o que mais há, quem sabe se desde 1373.
Note bem que até a Escola Superior de Educação de Coimbra se preocupou com a iliteracia ao ponto de ter criado um curso denominado "A iliteracia o insucesso escolar".
Cumpts

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial