19 janeiro, 2008

Onde está a verdade?...

Sofia,

Li os textos, ambos excelentes, que me sugeriu ( trata-se de pessoas que sabem do que falam), mas não modifico uma vírgula ao que escrevi, sem “emoção” mas com indignação.
Todos nós temos uma ou mais histórias passadas nalguns hospitais (passe o exagero da designação) ou Centros de Saúde (?).
Em tempos, já depois de Abril mas quando o Allgarve ainda só tinha um “l”, tivemos necessidade de levar uma filha, pouco mais do que bebé, com sintomas de falso Krupp a um daqueles edifícios sombrios, quem sabe se do tempo do Al-garb, que o ditador Botas manteve cristãmente, durante o “período da anestesia”, enquanto com voz melíflua , dizia que os portugueses gostavam de morrer em casa e, surpreenda-se; saímos todos de lá com sarna verdadeira!…
É óbvio que não considero despiciendos estes e outros episódios, que denunciam uma realidade e uma mentalidade antigas, de muitos anos, a que que urgia pôr fim, mas prefiro, no caso vertente, relativizá-los e assumir, isso sim, o direito ao protesto.
Entendo que ser-se bom técnico não significa, necessariamente, ser-se bom político e não tenho a menor dúvida de que os pais do bebé em questão, que representam o cidadão/vítima, partilharão desta evidência.
Um amigo Otorrinolaringologista diz-me amiúde que eu tenho uma "capacidade auditiva" muito selectiva. Seja! Mas o que é “ensurdecedor”, é que, hoje mesmo, ouvi o ministro balbuciar umas tantas esfarrapadas justificações, em que evidenciou um tal desconforto que o levou até, a gaguejar de modo patético: “Ainda bem que o Pai da criança… bla, bla…quer dizer… bla,bla…esperou… bla, bla…"
Fiquei incomodado porque, sem querer fazer juízos de intenção, percebi nesta atitude, indícios de que a morte do bebé estava a ser colocada em segundo plano, para se dar ênfase à reforma (leia-se à maneira como está a ser conduzida) do SNS.
Como sabe, tenho uma grande estima intelectual por si. Talvez eu não saiba onde está a verdade, mas, infelizmente, cada vez mais sei onde está a mentira e acredite que lamento.

Um abraço

Etiquetas:

1 Comentários:

Às 19 de janeiro de 2008 às 21:08 , Anonymous Anónimo disse...

JRD, agradeço-lhe o seu comentário e o seu novo post, em que me "desafia" com a verdade. Eu não sou detentora da verdade e a mim também me incomodam os comentários de mau gosto do ministro e da sua equipa. Mas o problema vai para além disso, pelo menos na minha opinião. Há um esforço consertado para mudar de política de saúde e eu acho que a mudança preconizada não é para melhor. É para manter o que está, que está mal, há já bastante tempo.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial