15 setembro, 2007

À espera da reencarnação?

O Sr. Kenzin Gyatso ou Dalai Lama, é considerado uma estimável criatura, apesar de muito boa gente afirmar que se trata de um ex-senhor feudal e um Teocrata reciclado.
É também um prémio Nobel da Paz, o que abona em seu favor, não obstante Henry Kissinger e Menachem Begin, entre outros, também o terem sido.
Em tempos terá dito que se a ocupação do seu país pela República Popular da China se mantiver, está afastada a possibilidade de ele vir a reencarnar em território Tibetano.
Ao fechar-lhe as portas de Belém e S. Bento, Lisboa abdicou da oportunidade de se candidatar a que o futuro milagre possa acontecer em terra lusa.
Berlim parece não querer desperdiçar a oportunidade de se substituir a Lhasa e toca de lhe abrir as portas de... Brandenburg.
No entanto, o mais importante, é que à margem de todas estas manobras de diversão, com mais ou menos fé, não parece crível, que o povo tibetano, cujo anseio de se libertar do jugo chinês é absolutamente legítimo, queira regressar ao feudalismo teocrático.

Etiquetas: