31 dezembro, 2007

Ano velho, Ano novo

Toma lá para ver se te aguentas sem perder a cabeça.

Imagem Web

Etiquetas:

Fidelidade(s) canina(s)

Se há donos que gostam de mudar de cão, há cães que não conhecem o dono. Se o dono não é flor que se cheire, não há necessidade de haver cão de guarda.
Resumindo e concluindo: É conveniente só ser cão de alguns donos, mais do que ser dono de certos cães.

Etiquetas:

Tsé Tsé


É do conhecimento público que a mosca Tsé Tsé marcou presença na cimeira Europa-África, que constituiu um dos maiores acontecimentos do ano de 2007 em Portugal.
O que ainda está por esclarecer é se os seus representantes adormeceram antes, durante ou após o discurso da presidência em exercício.

Imagem: Image forum

Etiquetas:

30 dezembro, 2007

Da cerveja XVII

Agora é que se entende a razão por que, aquele enorme mamarracho cinzento e vermelho por fora, mas esverdeado por dentro, que fica à beira da A-1, está desactivado.
É que no Brasil, a cerveja do grupo português homónimo, é mais atrevida e lançou um anúncio em que uma modelo quando se baixa para pegar numa cerveja, expõe a tatuagem "Tô dentro", na região do cóccix.
Que se saiba, em Portugal, a única publicidade conhecida foi a exibição da careca do ex-patrão, que, com ou sem tatuagem, não vendeu nem matou a sede aos bebedores que disseram. "Tô fora!"

Imagem: Web

Etiquetas:

29 dezembro, 2007

Fumar não fumar

Aqui não vai ser assim



nem assim.


Aqui podem vir todos, têm é que se revezar para que ninguém tussa ou tenha tremeliques.

Imagens: Web

Etiquetas:

28 dezembro, 2007

Comer

Não me interessa saber que há quem coma muito e bem entre o Natal e o Ano Novo. O que me preocupa é saber que há quem coma pouco e mal entre o Ano Novo e o Natal.

Etiquetas:

27 dezembro, 2007

Sintonia

Foi ontem anunciada com a pompa habitual, a construção de um novo hospital para Lisboa, para substituir, entre outros, o vetusto hospital de S. José que, farto de estar sozinho, passará a ter a companhia de todos os outros santos no nome da nova Instituição, o que quer dizer que vão ser mais os santos do que as camas.
Entretanto e para manter a continuidade na politica vigente para a saúde, vamos hoje ter mais um encerramento, desta vez será o bloco de partos da maternidade de Chaves.
Convenhamos que existe uma certa sintonia em toda esta pratica: Os bébés nascem nas ambulâncias porque não há maternidades por perto e os pacientes morrem nas ambulâncias porque os hospitais estão cada vez mais longe. Fecha-se o ciclo, mantém-se a coerência.

Etiquetas:

26 dezembro, 2007

Licenciaturas

Mesmo tendo em consideração as chamadas licenciaturas de aviário dos que, supostamente, terão comprado ou receberam de bandeja os canudos que exibem; os indicadores agora publicados, constituem uma realidade incontornável e reflectem a dimensão das mudanças operadas em Portugal nos últimos cinquenta anos.
O grave é que o mercado de trabalho não compreendeu, ou não quis compreender, este novo quadro de referências e grande parte dos licenciados, desempenha funções menos qualificadas ou pura e simplesmente está no desemprego, para além daqueles que optaram por emigrar.
A problemática no sexo feminino é mais gritante porque decorre de uma situação atávica, mas nos homens é igualmente desoladora e profundamente frustrante para não dizer dramática.
A propósito do tema, aflorou-me de súbito à memória uma conclusão lapidar de um conhecido opinante da Tvi e émulo da escritora Carolina Salgado, que em tempos disse e com razão. Uma pessoa “licenceia-se” para isto…

Etiquetas:

24 dezembro, 2007

Votos natalícios


................BOAS FESTAS

.......com muitas compras. São os votos do código de barras.

Imagens: Web

Etiquetas:

23 dezembro, 2007

A vocação

Através dos tempos, foram muitas as vocações que os portugueses manifestaram. Umas deixaram marcas indeléveis, outras passaram ao lado da história.
Algumas foram boas, outras foram más e outras nem sim nem não.
Todas elas estavam relacionadas muito mais com a sobrevivência, do que com a afirmação enquanto povo.
O século XXI revela inequivocamente a nossa mais recente e quem sabe definitiva vocação. Depois de termos franqueado o Portão das Lajes, coube-nos agora abrir as portas da UE.
Não foi em vão que durante anos, após sermos despejados na Gare d'Austerlitz, assomámos às Consiergeries de Paris e fizemos escola.
O reconhecimento internacional aí está, podemos festejá-lo com orgulho. Somos os escolhidos para servir de porteiros.

Etiquetas:

Em matéria de crenças

Aos que apregoam que devemos acreditar na independência e imparcialidade dos meios de comunicação social, eu respondo que, em matéria de crenças, vou pelo Pai Natal.

Etiquetas:

22 dezembro, 2007

Natal no Terceiro Mundo












-Porque será que Deus não se lembra de nós?
-Porque o seu reino não é deste mundo.

Imagem: Web

Etiquetas:

Guincho



O mar vem e vai e ama a praia no leito das marés.

Imagem. Glance Image

Etiquetas:

21 dezembro, 2007

Porque será?

.....................Picasso: Les pauvres

Mais um ano sem conseguir perceber o que é o verdadeiro espírito do Natal. Porque será?

Etiquetas:

20 dezembro, 2007

Pieter Brueghel e Aldous Huxley

.........................Pieter Brueghel: Numbering at Bethlehem


Cada bom pintor inventa uma nova maneira de pintar. Aldous Huxley

Isto era antes do muro, agora inventaram uma nova maneira de "contar"...

Etiquetas:

19 dezembro, 2007

Dieta


Comecei uma dieta, cortei a bebida e comidas pesadas e em catorze dias perdi duas semanas Joe E. Lewis.

Também eu vou dar início a uma dieta, só que a minha nada tem a ver com moderação prandial, mas apenas com a abstinência que me impus, relativamente a alguns dos nutrientes com que costumo alimentar (?) a mente, como a leitura de jornais.
Todavia e como há atavismos dos quais é impossível jejuar, não se trata de uma dieta fundamentalista, já que irei fazer certas concessões e depenicar, aqui e acolá, algumas novidades, em diagonal e à sorrelfa.
Comprá-los é que não, tão cedo não darei um chavo para os donos da feira -ladra- de notícias e opiniões, que temos.
Nem sequer temo a carência de nutrientes, porque, não obstante as diversas bambochatas, o tempo é de ressaca, ainda que festiva, e nada de verdadeiramente substancial deverá ser servido nos dias que aí vêm, a não ser mais do mesmo, i.é, uns embalados prestes a atingir o prazo de validade.
Ao contrário do escritor, acredito que vou ganhar uma semana ou mais, já que tenho uma imensidão de livros na fila que (des)espera pela minha voracidade retardada.

Etiquetas:

Abençoados



Desde que deixou as drogas e passou a fazer desporto, está outra pessoa e sente-se cada vez melhor. Abençoados Esteróides.

Imagem: Web

Etiquetas:

18 dezembro, 2007

Que bom!


Que bom! Com os 5,7 % de aumento no salário mínimo nacional, milhares de portugueses já podem comprar no Natal um bolo rei dos grandes.
Imagem: Web

Etiquetas:

17 dezembro, 2007

Da cerveja XVI





"Mal por mal, prefiro Alzeihmer ao Parkinson. É muito melhor esquecermo-nos de pagar a cerveja do que derrubá-la toda no chão!" Anónimo


Para além da falta de "gosto", parece que o autor se esqueceu da Cirrose.
Imagem: Web

Etiquetas:

Diálogo Socrático

-Sabes que, de acordo com o Eurostat, o poder de compra dos portugueses está 25% abaixo da média da UE?
-Ah Sim!? Porreiro Pá!

Etiquetas:

15 dezembro, 2007

Niemeyer


Um Homem para quem a vida deixou de ser mais do que um sopro, muito mais importante do que a Arquitectura.
Uma figura maior do nosso tempo, de muitos tempos. Um século de vida feita de curvas na História que atravessou dois séculos.



















.....................Escola do Teatro Bolchoi-Santa Catarina: maqueta e croqui

Etiquetas:

O peão das nicas


Pilar del Rio classificou o (don) Duarte como um autêntico bobo da corte, ainda por cima sem corte.
Na verdade, não há maneira deste espécime serôdio se enxergar e pôr fim às patéticas truanices a que recorre para lembrar que está vivo e mexe, mas que fazem dele não um rei, mas um autêntico peão das nicas, em quem toda a gente malha.

Imagem: web

Etiquetas: ,

O costume

Ao que tudo indica ao invés da posição do partido, a Juventude Socialista defende a realização de um referendo para a ratificação do Tratado de Lisboa.
É antiga esta litania da desobediência (?) contestatária. Enquanto estão a fazer o estágio para a gravata, os catraios são assim, depois voam para Estrasburgo, compram um topo de gama e: Ei-los que voltam velhos e (pouco) novos, contando (outras) histórias... sempre com um final feliz, para eles e para quem lhes reservou a passagem.

Etiquetas:

14 dezembro, 2007

Só para uso externo

Depois do êxito que constituiu a presidência da União Europeia, bem se pode dizer que este governo é para uso externo, não se pode engolir...

Etiquetas:

O Tratado, o governo, os gritos, os claustros e o Túmulo


Foi tanta a gritaria que até o Camões pediu uns tampões.
(olha rimou!)
Imagem. Web

Etiquetas:

Trapalhatado

A propósito da trapalhice, que vai envolver a discussão acerca do referendo sobre o Tratado de Lisboa, disse-se aqui e disse-se bem que, em Democracia, o povo só atrapalha.
Eu introduziria uma pequena nuance: Nesta Democracia, o povo atrapalha e atrapalha-se quando elege os trapalhões que promovem estas trapalhadas.

Etiquetas:

13 dezembro, 2007

A ilusão

La Place de l'Europe, temps de pluie: Gustave Caillebotte


A ilusão da chuva e do resto.
O clima decidiu aderir ao Tratado de Lisboa e continua a oferecer-nos o sol ao preço da chuva.
O pior é depois quando vier o Verão, porque se a banhada for muito grande, pode não haver férias quentes para ninguém, exceptuando os do costume que, indiferentes ao tempo, têm sempre um qualquer sol à espera deles.

Etiquetas:

12 dezembro, 2007

Pio pio


........


Este Pio, que é uma figurinha com dois olhos, bigode e um sorriso asinário -com perdão dos jumentos-, é, também, uma espécie autofágica com problemas de fermento indigesto, porque se alimenta da sua própria idiotia, daí que sinta necessidade de bolçar as baboseiras que vai engolindo.
Quando olha para baixo, está sempre nas dez para as duas pelo que tem que dar corda ao par de botas onde vê a felicidade, para acompanhar a rapidez vertiginosa com que debita asneirolas.
Burro matriculado, resolve de vez em quando, quem sabe se por desígnio da corte, invectivar o nosso Nobel, de quem, como ele próprio confessa, nunca leu uma linha.
Este Pio é um pândego, uma estampa de calendário de barbearia de bairro.

Imagens. Web

Etiquetas:

Um Alentejano do Porto

É sobejamente conhecida a atracção que alguns Alentejanos têm pelo Porto. Quem não se lembra de vários e famosos árbitros de futebol e das chapeladas que valeram títulos?
Também o Santanete e ex- autarca de Ourique, Raul Santos, zarpou por aí acima, passando directamente da A-2 para a A-1 e foi eleito deputado para a Assembleia da República, pelo círculo do Porto.
Diz-se que os excessos prandiais do Canal Caveira, que constituía paragem obrigatória no antigo trajecto, terão passado à história, mas, algum excesso deve ter estado na origem do acidente de viação em que o deputado esteve envolvido, do qual resultou uma recusa em ser submetido ao teste de alcoolemia, seguida de abandono do local.
O homem não tem pose de membro do "Clube da mão fria", é demasiado rural, mas como fala com eles, é bem capaz de não se enxergar e "prontos" dá nisto, até lhe levantaram a imunidade parlamentar. Laranja do chão.

Etiquetas:

Sinais dos tempos


No Afeganistão, graças à Democracia e à influência dos ocidentais que por lá andam, as mulheres Afegãs já se deslocam de automóvel.
Qualquer dia encontramo-las guiando.

Imagem: Reuter

Etiquetas:

11 dezembro, 2007

Aqui quase

Joan Mitchell: Ici-1992

Aqui, estamos apenas à distância de um gesto, no limiar do tacto, no sussurro da palavra, na fimbria da intenção. Aqui, por vezes, estamos quase.

Etiquetas:

09 dezembro, 2007

wax museum


Madame Tussaud's new figures.
Imagem: Indekx (foto: Daniel Rocha)

Etiquetas:

08 dezembro, 2007

Europa/África

Imagem: Haaba



Quando os brancos vieram para África, nós tínhamos as terras e eles tinham a bíblia e ensinaram-nos a rezar de olhos fechados. Quando os abrimos, os brancos tinham as terras e nós a bíblia. Jomo Keniatta

O que é que de substancial mudou entretanto, para além da emergência de uns quantos próceres, negros por fora mas "brancos colonialistas" interiormente que, uma vez alcandorados ao poder, não hesitaram em fazer tábua rasa de todo um passado de luta contra a opressão e a exploração.
São poucas as excepções de dignidade no seio dos actuais líderes e novos sátrapas do continente africano.
Também não serão muitos os dirigentes europeus que renegam com sinceridade o passado colonial e assumem com lealdade uma posição fraterna e solidária.
Todos eles, os bons e os maus, participam agora numa cimeira organizada com pompa e circunstância, da qual, a julgar por outros antecedentes e não obstante algumas boas vontades em proclamar e aprofundar a defesa dos Direitos Humanos, pouco mais resultará do que a consolidação da partilha obscena e do saque impiedoso, pelos vários protagonistas, de um continente, prévia e habilmente esquartejado, a régua e esquadro, numa geometria atentatória da idiossincrasia e da liberdade dos povos autóctones, aos quais continua destinado o papel de condenados da história.
De quando em vez, como diria Tomaso di Lampedusa, é necessário que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma.

Etiquetas:

07 dezembro, 2007

Da cimeira



Darfur é um fardo demasiado pesado para ser colocado em cima da cimeira, daí que seja mais cómodo deixá-lo ficar em baixo.
O horror da barbárie, a limpeza étnica e o genocídio de um povo continuarão muito longe dos exercícios de retórica na reunião da vaidade e da hipocrisia. Muito longe: À distância de 2,5 milhões de refugiados e 200 mil mortos.
Imagens: Web

Etiquetas:

Poupanças

Sempre que me surge na pantalha um todo poderoso de fato às riscas, cibernético e desumanizado, que já nasceu com a pasta na mão, a perorar em "economês" sobre Economia, tiro o som e a imagem e começo logo a fazer poupanças.

Etiquetas:

06 dezembro, 2007

Limites

Portugal é um território limitado a Norte e a Este pela Espanha, a Sul e a Oeste pelo Oceano Atlântico e nos restantes lados (que os há) pela classe politica.

Etiquetas:

04 dezembro, 2007

Da cerveja XV



A diferença entre a cerveja da ilha e o principal conviva da festa de inauguração da "Embaixada" em Lisboa, é que daquela também há sem álcool.

Imagem: Web

Etiquetas:

Há "nãos" que ganham

Chavez perdeu como poderia ter ganho. Para já a oposição festejou livremente a vitória -de Pirro ou não- facto que terá deixado, lá bem no fundo, decepcionados muitos profetas da desgraça que agoiravam eventuais escalpes e outros malefícios.
Espero continuar a poder dar-lhe o benefício da dúvida, assim como desejo que ele possa continuar a merecer a confiança dos 49,2% que votaram no "sim", sem que isso signifique violentar os que escolheram o "não".

Etiquetas:

03 dezembro, 2007

Imagino já...

Copenhaga- Nova Ópera(pala)
Foto: hd

Decididamente, a cidade adoptou-me e convoca-me em permanência com seu o pulsar intenso, mas nunca frenético.
Copenhaga não se explica, sob um céu vestido de nuvens, prefere desnudar-se, dançar e cantar para mim, num frémito de emoção tranquila.
É por isso que, agora que vou partir, imagino já o regresso.
Até breve!

Etiquetas: ,

02 dezembro, 2007

Noerrebro



Todas as quintas-feiras às 18 horas, o bairro de Noerrebro, Noerrebronx na gíria, assiste à manifestação de protesto promovida pelos ex-okupas desalojados da Ungdomshuset, na sua maioria adolescentes.
Todavia, o que é relevante é o facto de, não obstante as contrariedades provocadas, os moradores aceitarem placidamente a situação e encararem as alterações dos percursos e dos horários dos transportes públicos, com a proverbial fleuma nórdica.
Ao cabo e ao resto este happening semanal já passou a constituir mais uma rotina desta, apesar de tudo, pacífica urbe.

Imagem: Web

Etiquetas: , ,

DSB Rejsetidsgaranti



A DSB, que é uma espécie de CP, mas com menos "engenheiros" e mais comboios, trata os utentes de um modo assaz invulgar: Os passageiros são indemnizados pelos atrasos e anomalias verificados nos comboios que circulam na grande Copenhaga, bastando para isso que se dirijam a uma bilheteira ou se registem no site apropriado para o efeito, para que as suas contas bancárias sejam creditadas por 10% dos montantes despendidos.
Por outro lado, aos Domingos, durante o mês de Dezembro, a empresa oferece viagens gratuitas a todos os passageiros.
É fácil entender agora, a razão por que sempre que aqui estou, nunca me sinto como o Homem que vê passar os comboios...
Imagem: DSB

Etiquetas: , ,

01 dezembro, 2007

Da cerveja XIV


Nisto de Cerveja não há regra sem excepção. Há até uma que estupidifica mesmo sem a beber, basta apenas olhar para a marca.

Imagem: Web

Etiquetas:

Meia-verdade

Quando se afirma que os políticos são incompetentes, apenas se diz meia-verdade.
Então e os imbecis, os verbos de encher (e de se encher), os oportunistas e os que sorriem?...

Etiquetas: