26 abril, 2007

Pausa


Não me vou ausentar por muito tempo, mas sei que o País vai continuar no estremecimento contínuo do faz que anda mas desanda.
Até um dia destes.
Foto: Catarina D.

Etiquetas:

25 abril, 2007

É preciso!...


É preciso lavar a cidade de mágoas.
É preciso recuperar as águas de Abril.
É preciso, de novo, falar dos cravos.
É preciso!...

Foto: Web

Etiquetas:

Sempre!


As Paredes de Abril e o futuro
Foto: Web

Etiquetas:

24 abril, 2007

Amanhã...

.......................... Foto: Bill Brandt

La nuit n'est jamais complète,
Il y a toujours puisque je le dis
Puisque je l'affirme
Au bout du chagrin une fenêtre ouverte,
Une fenêtre éclairée.

Paul Eluard

Porque é necessário continuar a abrir a janela da esperança.



Etiquetas:

Mais uns pregos por favor



Os crimes ecológicos continuam, apenas a velha litania mudou; agora são os biocombustíveis e, claro está, tanto os predadores como as vítimas são os mesmos.
Imagem: Web

Etiquetas: ,

22 abril, 2007

Fez sentado e faz sentido


Prova oral de Direito Constitucional numa Universidade-aviário.

Professor: Quem substitui o Presidente da República em caso de impossibilidade temporária deste?

Aluno: A mulher dele, a Maria Cavaco.

Imagem: Web

Etiquetas:

Vária (5)


A Organização Sindical, dita rosa-laranja-amarela, acusou recentemente a outra Organização, dita vermelha, de veicular posições político-partidárias.
Que grande novidade, já todos sabemos isso. Bem podiam arranjar melhor desculpa para não aderir à greve geral e, já agora, seria bom que esclarecessem, se a não adesão é também, uma posição político-partidária...


Por falarmos de Sindicalismo, para quando uma declaração ou presença física solidária com os trabalhadores vítimas do sucessivo encerramento de fábricas em todo o país, por parte daquela que diz que é uma (espécie de) central sindical?
Ou será que a sua postura responsável só serve para, concertada com o patronato, assinar de cruz os acordos de concertação social e segurada pelo Governo, subscrever os acordos de sustentabilidade da (in)Segurança Social?


A JS acusa JCP de ter impedido que a intervenção em representação da Juventude, nas comemorações do 25 de Abril, fosse cometida ao “gato” Ricardo Araújo Pereira.
Por sua vez a JCP responsabiliza a JS por ter recusado que a dita intervenção ficasse a cargo de um jovem sindicalista.
Se as criancices continuarem, ainda vamos ouvir os socialistas afirmar que o que os comunistas pretendiam, era que a dita intervenção ficasse a cargo de um jovem militante com larga experiência adquirida nos tempos da clandestinidade, enquanto estes poderão insinuar que o que aqueles queriam, era atribuir a missão a um dos seus promissores e aguerridos companheiros, actualmente, em estágio de transição para a gravata e futura estadia em Estrasburgo.

Etiquetas:

21 abril, 2007

O Homem do Satuo

Era uma vez um Português do interior, com um nome que já não se usa, que, desembarcado pela primeira vez em Santa Apolónia, logo se convenceu que tinha chegado à Europa, a caminho da Suiça.
Daí para cá, foram muitos os anos de permanência e exaltação, na ribalta dos topos de gama, dos cinemas-pipoca, das marinas e dos fontanários luminosos; continuamente vidrado no reflexo das vitrinas, apesar de não haver gravata de seda ou blazer do Massimo, que lhe conferissem o ar de urbanita porque tanto porfiava.
Até o aparato com que cultivava o puro havano, devidamente enquadrado pela pêra que lhe encimava a gola, funcionou sempre como arrebique das manifestações de jactância de novo-rico rústico, mas nunca lhe concedeu a tão desejada pátina de pessoa com pedigree.
Quando há anos rebentou o escândalo da presumível corrupção em que estaria envolvido, terá experimentado algum estremecimento, mas, rapidamente, recuperou o ritmo e enfrentou sem hesitações as inteligenzias do partido, marcando o terreno e fazendo anunciar, entre outros cerimoniais, o seu desejo de voltar à tribuna dos courts, tendo o seu regresso triunfal, sido meticulosamente preparado, por uma equipa de apaniguados que, na eventual expectativa de estipêndios vários, lhe manteve fidelidade.
Não constituiu surpresa para ninguém, o facto dos eleitores lhe terem proporcionado a vitória, muitos deles, justificando o voto com o argumento de que o Edil podia ser corrupto, mas tinha apresentado trabalho.
Entre iniciativas de fachada e obras de reconhecido valor para os munícipes, a sua almejada, mas até agora adiada, coroa de glória é algo parecido com um comboio fantasma,o Satuo, que não transporta ninguém e que para nada serve, a não ser para poluir os ouvidos de uns tantos, já que interrompeu a sua marcha ainda longe do destino traçado.
Veio agora a público, com ar circunspecto, comunicar que soube, finalmente, as acusações que sobre ele impendem e das quais se diz inocente.
É caso para dizer que: O que ele sabe (agora), já nós esquecemos... depois de tanto tempo.

Etiquetas:

20 abril, 2007

O Erro de Gepeto

--------------------Enrico Mazzanti: Pinóquio

«Governo, logo minto» ou «Minto, logo governo»
Imagem: Wikipédia

Etiquetas:

18 abril, 2007

A nudez da Edil


Maria Dolores Jimenes Edil do Partido Popular...Espanhol (o que é que pensaram?!), decidiu posar, pela segunda vez, tal como veio ao mundo, numa salutar manifestação de liberdade.
Perante a discussão pública, provocada pela sua atitude, afirmou: "Ahora entiendo lo que es la erótica del poder".
Paradoxalmente a reacção do partido a que pertence não foi, para já, de condenação. No entanto, e tendo em consideração que pose desta Maria não se coaduna com a da outra Maria, aquela que é venerada pelo PP, talvez fosse aconselhável que a autarca pensasse em usar um protector, porque, mais dia menos dia, queima-se e não será por estar nua ao sol
.
Foto: El periódico

Etiquetas:

Pois é...


Depois de ter encerrado diversos bancos de hospitais, o ministro da saúde esteve presente na inauguração do hospital do Banco...
foto: Web

Etiquetas:

Para quem tivesse dúvidas














«A liberdade de usar armas é tão importante como o direito à liberdade de expressão».
Declaração de Condoleezza Rice em apoio à segunda emenda da Constituição dos USA que consagra o direito de usar armas para todos os cidadãos.

Para quem tivesse dúvidas: É ou não é a Pomba da paz?!...
imagem:Web

Etiquetas:

17 abril, 2007

Campus carnage


Uma parte significativa da população dos USA constitui, por si só, uma sociedade alienada, onde o consumismo, os valores materiais, a competitividade e a necessidade doentia de auto-afirmação, estão acima de quaisquer outros valores; uma sociedade super reprimida, baseada no medo e no culto da fachada... O famoso " american way of life" não passa de um conjunto de regras pré-estabelecidas para agir como uma forma de "controlo" sobre os cidadãos.
Culturalmente está impregnada, sobretudo, pela lavagem cerebral imposta por Hollywood e pela televisão, de matar, matar, matar… armas, armas, armas… É a banalização do desprezo pela vida. Tudo é violento: vilões, heróis, bandidos, polícia, jogos etc.
O porte de arma é um direito garantido pela constituição e é muito fácil comprar armas e munições sem quaisquer restrições. No Texas existe mesmo, uma lei de incentivo à compra de armas!!!
Aliás, o lobby das armas é poderosíssimo, ao ponto de influenciar a escolha de um presidente da República.
Como se isso não bastasse, a maior parte dos media serve fundamentalmente para duas coisas: eleger políticos como o Bush e amedrontar as pessoas.
De vez em quando experimenta o seu próprio veneno, mas não tem emenda porque a violência está-lhe nos genes.
A tudo isto acresce que, na realidade, muitos americanos, entre os quais os jovens que frequentam colégios e universidades, costumam fazer das minorias o objecto de todo o seu escárnio e xenofobia e as Instituições, de um modo geral, toleram essas atitudes, desde que elas venham de filhos de pais abastados e políticos influentes.
O Massacre de Virgínia Tech, não obstante ter sido, por acaso, perpetrado por um estrangeiro, é mais um episódio trágico, no quotidiano de um País acerca do qual, o escritor americano Mark Twain disse: Foi admirável terem descoberto a América, mas teria sido melhor ainda se tivessem passado ao lado.

Apostila: Há também a outra face desse grande País que são os Estados Unidos da América: a da ciência e do progresso tecnológico, a das artes e da solidariedade, mas essa não cabe neste post, porque merece respeito e admiração.

Etiquetas:

12 abril, 2007

Conclusão

Conclusão: Há os que acreditaram, os que não acreditaram e, principalmente, os que dizem que acreditaram.

Etiquetas:

A prova







Todos sabemos que é consensual dizer-se que: Por detrás de um grande homem há sempre uma grande mulher.
Ora aqui está a prova inequívoca dessa realidade, já que, apesar do seu aspecto de buzaranho, este condutor não iria longe sem a inestimável ajuda da companheira.
Foto: Web

Etiquetas:

11 abril, 2007

A poltrona do poltrão


Isto não é um sorriso! É um esgar alvacento e idiota de quem se vai levantar e ainda não percebeu.
Foto: Web

Etiquetas:

10 abril, 2007

Da Tugalândia














O que se pode esperar de um país onde o Simões é o Sobrinho, o Lourenço é o Eduardo, o Damásio é o António, mas o Jesualdo, o Queiroz e o Neca são os professores?...
Imagem: Web

Etiquetas:

09 abril, 2007

Manuel da Fonseca e Adriano Correia de Oliveira


No 65.º aniversário do nascimento de Adriano.


Tejo que levas as águas

Tejo que levas as águas
correndo de par em par
lava a cidade de mágoas
leva as mágoas para o mar

Lava-a de crimes espantos
de roubos, fomes, terrores,
lava a cidade de quantos
do ódio fingem amores

Leva nas águas as grades
de aço e silêncio forjadas
deixa soltar-se a verdade
das bocas amordaçadas

Lava bancos e empresas
dos comedores de dinheiro
que dos salários de tristeza
arrecadam lucro inteiro

Lava palácios vivendas
casebres bairros da lata
leva negócios e rendas
que a uns farta e a outros mata

Tejo que levas as águas
correndo de par em par
lava a cidade de mágoas
leva as mágoas para o mar

Lava avenidas de vícios
vielas de amores venais
lava albergues e hospícios
cadeias e hospitais

Afoga empenhos favores
vãs glórias, ocas palmas
leva o poder dos senhores
que compram corpos e almas

Leva nas águas as grades...
de aço e silêncio forjadas
deixa soltar-se a verdade
das bocas amordaçadas

Das camas de amor comprado
desata abraços de lodo
rostos corpos destroçados
lava-os com sal e iodo
Tejo que levas nas águas

Tejo que levas as águas
correndo de par em par
lava a cidade de mágoas
leva as mágoas para o mar


Música: Adriano Correia de Oliveira Letra: Manuel da Fonseca
Intérprete: Adriano Correia de Oliveira

Etiquetas:

Vária (4)

Para minha penitência, a semana santa foi muito pouco católica (salvo seja) para o Glorioso.
Se o diácono Santos ajudar na missa diária, como dá a táctica, qualquer dia é despedido com lenços brancos pelos fiéis e não há beijo no polegar que lhe valha, vai ter mesmo de ir pregar para outra paróquia.
Aliás, o discurso pernóstico e a pose pseudo-austera do mister, no fim dos dois últimos jogos, mais parece que foram tirados de uma tragicomédia e fazem-me lembrar a célebre peça de Karl Valentim: -E não se pode…"despachá-lo”?
Cá por mim, despachava-o já para o Grupo Desportivo e Excursionista da Cova da Iria.

Amante que é de viajar -quem não se lembra das passeatas no tempo em que era deputado- o Luís Filipe Menezes aparece às vezes cá em baixo, em busca de apoios dos sulistas e elitistas (?), para tentar apear o seu “pequeno" ódio de estimação.

A Autarquia de Salvaterra de Magos está a transformar-se num autêntico buraco para o BE, agora é um tal Jorge Roberto a dar mais uma cavadela.
Desta vez duvido que se encontre algum mago que salve a Terra da cova.

Um curso de Relações Internacionais tirado à pressa, pode dar origem a ralações nacionais.
Que o diga o Armando Vara que até já foi especialista em prevenção, mas não se preveniu.

Etiquetas:

07 abril, 2007

Os inactivos




Faz três anos que a liturgia do fumo deixou de fazer sentido e, no entanto, eles continuam ao alcance de um gesto.

Etiquetas:

Conselho oportuno



António! Vê se deixas de fumar que estás a poluir o ambiente!
Imagem: El periódico

Etiquetas: ,

06 abril, 2007

"C'um canudo!"

O facto do primeiro-ministro ter ou não uma licenciatura, passa-me completamente a latere, só não digo que é para o lado que durmo melhor, porque de há uns tempos a esta parte, tenho andado “à fronhada” com o Morfeu, não por causa das habilitações do Sócrates, mas sim das suas actuações.
Aliás, como a memória não é curta, nunca me esqueço de um chefe de governo, que até era Professor Doutor e que, após nos ter roubado a esperança, quer agora que sejamos felizes.
Cadê os outros?!...Pode até perguntar-se à boa maneira brasileira, e, já que mencionamos o país irmão: Quem não ouviu falar daquele capitalista luso que se formou em "Barbearia" em S.Paulo -com direito a bata branca e tudo…
Nesta enorme feira de embustes montada por umas tantas universidades privadas, mais um ou menos um diploma de contrafacção, não altera a imagem quantitativa dos licenciados, já que a qualitativa, essa, é sobejamente conhecida.
Contactei em tempos com um licenciado em Psicologia (!) que se exprimia oralmente por grunhidos e o mais espantoso é que escrevia como falava…
Adiante: só para dizer que tanto os escribas estipendiados, muitos deles croniqueiros de baixo estofo, que invectivam o engenheiro, ou licenciado ou lá o que ele é; como os fiéis amanuenses da corte que o procuram proteger, manifestam uma precaução no mínimo estranha, ao escamotear o porquê de, só agora, o assunto ter sido dado à estampa. Refiro-me em concreto aos segundos, já que os outros estão claramente a justificar a soldada ou a gulodice de ruído. Topam?!...

Etiquetas:

04 abril, 2007

Segurança rodoviária









À medida que avançam na idade, os automobilistas portugueses vão ficando cada vez mais prudentes.
Nos últimos casos de condução em contramão detectados nas auto-estradas do país, o único que originou um acidente com consequências mortais, foi protagonizado por um jovem de 27 anos. Em todas as outras situações estavam octogenários ao volante.
Foto: Web

Etiquetas:

03 abril, 2007

A circulatura do quadrado

Wassily Kandinsky: Squares with concentric circles

O imbróglio criado à volta do futuro aeroporto de Lisboa, não passa de uma manobra de diversão. Serve ao governo para entreter o Otario quadrado que lhe deu o voto e serve à oposição para que esta consiga fingir que pode voar... baixinho e em círculo.

Etiquetas:

02 abril, 2007

Vária (3)

Senhora inteligente mas de mau génio, não resistiu e saiu do palco da rábula pela direita alta -por onde é que havia de ser?!...
Assim mesmo; sem sequer mostrar o tal vídeo, que ela sabe que eles sabem que (se calhar) não existe.
Mas, se existir, talvez fique guardado para outra oportunidade, outras disputas de terrenos comuns. É que os 200 mil votantes no "botas", não se podem deitar fora, como se dizia no antigamente, das notas de quinhentos

Uma pessoa licencia-se (para isto), é o que diria um português anónimo, depois de ver recusada mais uma candidatura num Centro de Emprego.
Uma pessoa "licenceia-se"…, foi o que proferiu com a pesporrência habitual o comentador do óbvio e vendedor da TVI, Sousa Tavares, quando preopinava, na passada terça-feira, acerca da licenciatura de Sócrates.
Pode concluir-se que ST teve esta noite a liberdade de falar como quis, sem pôr em risco o biscate semanal que, segundo parece, é o que mais clientes tem.


De acordo com a afirmação de Daniel Kaufman, Director do Banco Mundial. Portugal estaria ao nível da Finlândia, se melhorasse o controlo dos índices de corrupção.
Quer isto dizer que se os corruptos controlassem o País, a Finlândia estaria ao nível de Portugal.


Dois anos passaram sobre o passamento de Lúcia dos Santos. Vamos chamar-lhe assim porque, não obstante saber-se que a senhora tinha muitos irmãos, não é o meu caso, que sou filho único.
Disse em tempos o bispo D. Januário Torgal Ferreira, que a defunta não era parte da alma da Pátria, pelo que creio que não será excessivo interpretar a expressão como: Não era parte da alma do mundo Português ou seja, continuando o mesmo raciocínio: Era parte da alma de outro mundo.

Etiquetas: